A Prefeitura de Garanhuns, através do Programa Empreender Comunidade, e o Banco do Nordeste, iniciaram nesta segunda-feira, 18 de maio, os trabalhos do projeto Banco Comunitário no município de Garanhuns. Trata-se de um banco para uma comunidade que oferece oportunidade para aquelas pessoas que tem uma atividade econômica e sentem necessidade de ampliar essa ação, como também para aqueles que ainda não possuem nenhuma atividade, mas tem interesse em iniciar.
Leitura do contrato pelo Sr. Leôncio(Diretor) e a presidente da Associação Sra. Mercês,com a presença do Sr. Prefeito Luiz Carlos de Oliveira. |
O primeiro bairro contemplado foi Heliópolis, através de um grupo de mulheres formado por 15 integrantes do Centro de Ações Sociais e Artísticas (CASA). Elas desenvolvem diversas atividades artesanais e gastronômicas. Segundo a presidente do Banco Comunitário do bairro, Maria Mercês, a expectativa do grupo é que todas elas tenham um meio de geração de renda que possibilite a melhoria da condição financeira dos seus lares. Na oportunidade estavam presentes o Exmo. Sr. Prefeito do Município de Garanhuns Sr. Luiz Carlos de Oliveira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Ornilo Lundgren Filho.
A assessora e coordenadora do Banco do Nordeste, Aline Alves, explica que cada pequeno empreendedor cadastrado passa a contar com uma conta corrente com limite de até R$ 300,00 para começar a investir no seu próprio negócio, e recebe acompanhamento do Banco do Nordeste e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Antes que o dinheiro fosse liberado nós fizemos três reuniões de capacitação informando como deve ser investido, e como eles terão que mostrar os lucros nas reuniões. Estamos muito confiantes no trabalho dessas pessoas e nesse projeto”, declara a representante do BNB.
De acordo com Aline Alves, os beneficiários do programa Bolsa-Família também podem ser introduzidos no Banco Comunitário, já que comprovadamente não possuem renda familiar. “Dessa forma é possível de gerar trabalho e renda para aqueles que estão a mercê da sociedade e do sistema de bancário tradicional”, pontuou a coordenadora do Banco do Nordeste, Aline Alves.
As atividades do Banco Comunitário são oriundas do programa Empreender Comunidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que faz parte do Plano de Governo Municipal, e que tem, dentre outros objetivos, levar as comunidades mais necessitadas de capital financeiro, oportunidade de crédito e investimento.
Em abril deste ano o secretário da pasta, Ornilo Lundgren, e outros membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns estiveram em Maceió para conhecer o Banco Cidadão, um programa que assegura o acesso ao crédito para pequenos empreendimentos as comunidades carentes da capital alagoana; visando implantar esse instrumento em Garanhuns, fato concretizado nesta segunda-feira.
“Vimos as experiências, depois reunimos os líderes das comunidades de Garanhuns e repassamos para eles o que conhecemos. Fizemos um levantamento das taxas de juros dos bancos para identificar quem tem, hoje, as melhores taxas para atender esses pequenos empreendedores, e posteriormente nos reunimos com a comunidade, que solicitou que trouxéssemos o projeto para o grupo. Agora nós estamos inaugurando o Banco, e queremos estar junto do grupo na expectativa do retorno e do resgate da cidadania dessa comunidade”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Ornilo Lundgren.