![]() |
Pedro Filipe, utilizando maquina de corte doada pela E.T.M - Garanhuns-PE |
Pedro Felipe é considerado o rei do sabão caseiro na região do Benedito Bentes, e foi destaque na imprensa nacional e internacional pela sua incrível capacidade empreendedora. Em uma casa simples, no Jardim América, periferia de Maceió, Pedro Felipe dos Santos Neto, 32 anos, e sua mulher Dayse Maria da Silva, 36 anos, mantém desde 2001 uma linha de montagem de sabão, obtido através da reciclagem de óleo usado. O Sabão América hoje tem patente registrada e começa a entrar na era do código de barras. Mas o começo não foi nada fácil.
E este empreendedor foi o que veio a Garanhuns, implantar a primeira fábrica de sabão artesanal, no inicio do ano de 2009.
E agora assistam a esse vídeo veiculado pelo SEBRAE-BR:
HISTÓRICO
Fonte: http://www.amupe.org/noticias_garanhuns.php , em junho de 2009
"Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico das comunidades, a Prefeitura de Garanhuns inaugurou na manhã desta terça-feira, 16 de junho, a Fábrica de Sabão Artesanal Lavandeira, na comunidade da Várzea. A iniciativa integra o Programa Empreender Comunidade, viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que junto à Associação das Mulheres Unidas de Garanhuns, viabilizou o Empreendimento.
A idéia, formatada pela própria comunidade, já se encontra concretizada. A Fábrica está em pleno funcionamento e os membros do grupo produtivo já fabricam seu próprio sabão a base de óleo vegetal. Segundo Genilda da Silva, uma das fabricantes, o sonho virou realidade. “A partir deste momento nossa profissão é fazer sabão. A expectativa do grupo é muito boa, nós estamos muito animadas em ver nossa fábrica funcionando, e para vê-la crescer. Vamos ter muito trabalho, mas estamos todas juntas, e a vontade de uma, é a vontade de todas”, comemorou Genilda da Silva.
De acordo com ela a intenção do grupo é desenvolver a fábrica e a comunidade e a medida que os trabalhos forem se desenvolvendo, elas devem trazer para a fábrica outros tipos de produção, bem como aumentar o número de agentes produtores. “A partir de hoje o sabão vai ser a base da economia da minha casa. E é com esse mesmo sabão que nós vamos limpar o nome da nossa comunidade”, registrou Genilda.
A Prefeitura de Garanhuns, junto a Caixa Econômica, já viabilizou a abertura de uma Conta Corrente destinada a Fábrica de Sabão, para que em breve o grupo possa administrar seus recursos, e gerar capital de giro para a empresa que administram.
Pedro Filipe, O Rei do Sabão, como ficou conhecido depois que começou a fabricar sabão em Alagoas, com o apoio do Banco Popular, explica que a chegada da fábrica e o trabalho que está sendo desenvolvido pela comunidade vão mudar completamente a rotina, bem como o futuro dos moradores. “E quando elas começarem a ver a fábrica se desenvolvendo e gerando renda para suas famílias, vão se sentir muito felizes”, registrou empolgado o Rei do Sabão, que inclusive veio a Garanhuns no período de implantação da fábrica para dar treinamento sobre o fabrico do sabão à comunidade."
0 comentários:
Postar um comentário