Programa Empreender Comunidade

Blog direcionado a registrar ações e incentivar a filosofia empreendedora,como também publicar artigos de administração,meio ambiente,sustentabilidade,inovações e noticias e artigos diversos.

Programa Empreender Comunidade

Ações do Programa Empreender Comunidade

Programa Empreender Comunidade

Um dos principais ponto turístico de Garanhuns - Relógio de Flores

Programa Empreender Comunidade

Loja de Artesanatos - Local onde são Vendidos os produtos dos nossos artesões

Programa Empreender Comunidade

Curso de Informática

Blogroll

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O PROJETO RECICLA PERNAMBUCO SAI DO PAPEL, E É IMPLANTADO EM GARANHUNS-PE.



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento  conômico (SDEC), e conjuntamente com a Prefeitura Municipal de Garanhuns mais outras 11 assinaram convênio para a implementação do projeto Recicla Pernambuco. Idealizado pela SDEC e Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), com o apoio da Petroquímica SUAPE e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a iniciativa integra poder público, iniciativa privada e sociedade civil com o objetivo de potencializar ações de responsabilidade socioambiental na gestão de resíduos sólidos de todo o Estado.


Sr. Prefeito Luis Carlos de Oliveira recebe das mãos da
Presidente e do Tesoureiro da ASNOV  o Kit do Programa
RECICLA PERNAMBUCO.
A Presidente e o Tesoureiro da ASNOV,
recebem a RECICLETA.
A cidade de Garanhuns é a primeira cidade e a única do Agreste Meridional a implantar o projeto, visto que, já possui uma infra-estrutura como: Aterro Sanitário, Coleta Seletiva exercida pela LOCAR, Associação de Catadores e uma ONG a EcoNordeste.

Desde o mês de outubro o ITEP juntamente com os envolvidos no programa vem realizando reuniões, onde ficou definida a data de 16 de janeiro de 2012 para o inicio da coleta seletiva e os bairros inicialmente selecionados pela Secretária de Desenvolvimento Econômico(SDE-PMG) do município (PMG) em total sintonia com seus parceiros foram a Vila do Quartel  e Lacerdópolis.

Nesses dois bairros a participação das Associações foi extremamente importante, visto que reuniram os moradores para receberem orientações da equipe técnica do ITEP e explicações de como será toda a operacionalidade do Projeto Recicla Pernambuco.

No dia 13 de janeiro de 2012, o Exmo. Sr. Prefeito Luis Carlos de Oliveira, recebeu das mãos da presidente da Associação Nova Vida(ASNOV), Sra. Núbia, o Kit contento as explicações em folhetos que serão distribuídos aos moradores dos bairros, como também lhe foi apresentado o uniforme dos coletores pertencentes a ASNOV, bem como foi repassada a ASNOV pela SDE-PMG a RECICLETA, a qual foi totalmente confeccionada pelos alunos da  Escola Técnica Municipal João Florêncio de Melo, pertencente ao município, os quais foram orientados pelos instrutores Sr. Junior(tornearia) e o Sr. Didi(serralharia).O Programa Empreender Comunidade, coloca a ASNOV(Associação Nova Vida) dentro do Programa Recicla Pernambuco. A ASNOV é a associação de catadores de material reciclado.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Perseverar, acreditar em um sonho, é isso que acontece.


Pedro Filipe, utilizando maquina de corte
doada pela E.T.M - Garanhuns-PE

Pedro Felipe é considerado o rei do sabão caseiro na região do Benedito Bentes, e foi destaque na imprensa nacional e internacional pela sua incrível capacidade empreendedora. Em uma casa simples, no Jardim América, periferia de Maceió, Pedro Felipe dos Santos Neto, 32 anos, e sua mulher Dayse Maria da Silva, 36 anos, mantém desde 2001 uma linha de montagem de sabão, obtido através da reciclagem de óleo usado. O Sabão América hoje tem patente registrada e começa a entrar na era do código de barras. Mas o começo não foi nada fácil.

E este empreendedor  foi  o que veio a Garanhuns, implantar a primeira fábrica de sabão artesanal, no inicio do ano de 2009.

E agora assistam a esse vídeo veiculado pelo SEBRAE-BR:



HISTÓRICO



  "Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico das comunidades, a Prefeitura de Garanhuns inaugurou na manhã desta terça-feira, 16 de junho, a Fábrica de Sabão Artesanal Lavandeira, na comunidade da Várzea. A iniciativa integra o Programa Empreender Comunidade, viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que junto à Associação das Mulheres Unidas de Garanhuns, viabilizou o Empreendimento.
    A idéia, formatada pela própria comunidade, já se encontra concretizada. A Fábrica está em pleno funcionamento e os membros do grupo produtivo já fabricam seu próprio sabão a base de óleo vegetal. Segundo Genilda da Silva, uma das fabricantes, o sonho virou realidade. “A partir deste momento nossa profissão é fazer sabão. A expectativa do grupo é muito boa, nós estamos muito animadas em ver nossa fábrica funcionando, e para vê-la crescer. Vamos ter muito trabalho, mas estamos todas juntas, e a vontade de uma, é a vontade de todas”, comemorou Genilda da Silva.
    De acordo com ela a intenção do grupo é desenvolver a fábrica e a comunidade e a medida que os trabalhos forem se desenvolvendo, elas devem trazer para a fábrica outros tipos de produção, bem como aumentar o número de agentes produtores. “A partir de hoje o sabão vai ser a base da economia da minha casa. E é com esse mesmo sabão que nós vamos limpar o nome da nossa comunidade”, registrou Genilda.
    A Prefeitura de Garanhuns, junto a Caixa Econômica, já viabilizou a abertura de uma Conta Corrente destinada a Fábrica de Sabão, para que em breve o grupo possa administrar seus recursos, e gerar capital de giro para a empresa que administram.
    Pedro Filipe, O Rei do Sabão, como ficou conhecido depois que começou a fabricar sabão em Alagoas, com o apoio do Banco Popular, explica que a chegada da fábrica e o trabalho que está sendo desenvolvido pela comunidade vão mudar completamente a rotina, bem como o futuro dos moradores. “E quando elas começarem a ver a fábrica se desenvolvendo e gerando renda para suas famílias, vão se sentir muito felizes”, registrou empolgado o Rei do Sabão, que inclusive veio a Garanhuns no período de implantação da fábrica para dar treinamento sobre o fabrico do sabão à comunidade."

Coral encanta comunidades de Garanhuns.


Firmando um dos compromissos do Programa Empreender Comunidade, o de resgatar a cidadania das pessoas, a Prefeitura criou o Coral Empreender Comunidade: Cantando e Encantando Garanhuns. O grupo é formado por 35 beneficiárias.

Apresentação do Coral no Sitio Cruz.
As apresentações do grupo tiveram início no último domingo, dia 11, quando esteve na Associação dos Moradores da Vila José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel), e na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe no Sítio Cruz, para a Noite dos Idosos, organizada pela Associação do Sítio Cruz.

Já nesta terça-feira, dia 13, é a vez do CRAS do Heliópolis prestigiar a desempenho do grupo. No sábado, dia 17, o palco do Espaço Colunata receberá o coral, dentro da Programação do Natal dos Sonhos. E no dia 28, os cantores e cantoras marcam presença na Associação Clube da Vivência, localizada no Parque Fênix. Ainda estão previstas apresentações na Cohab 1, bairros Dom Hélder Câmara (Cohab 3), Francisco Figueira (Cohab 2), Massaranduba, Vale do Mundaú, Várzea, Sítio Muchila e no Distrito de Miracica.

O Coral é formado por cidadãos que atuam nos mais diversos segmentos do Programa, como: produção de sabão artesanal, vassouras com garrafas pet, peças de roupas, pintura em tecidos, alimentos e artesanato em geral, além do Orquidário. Elas se organizaram com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns. Os ensaios tiveram início em setembro, regidos pelo musicista e professor música, Fábio Agnes da Paz. Segundo a diretora de Produção Artesanal, Maria Shirley Costa, a expectativa é que o projeto continue em 2012 com um novo repertório. 

“Dessa maneira podemos levar dignidade, resgatar a cidadania e a alegria de todos aqueles envolvidos no trabalho do Programa Empreender Comunidade, além da população de Garanhuns que terá mais um momento de lazer”, registra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.


No dia 17 de novembro, na Praça do Arsenal em Recife, o Hub e a Artemísia promoveram um Mega Start-up Lab simultaneamente em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios sociais a uma banca avaliadora para testar o impacto de seus projetos e receber orientações e sugestões de aperfeiçoamento.

Todos os participantes tiveram apenas cinco minutos para resumir sua proposta. Trata-se de uma técnica de fala chamada pitch, comum em incubadoras e escolas de negócios. O objetivo condensar em poucos minutos o que a idéia tem de melhor para facilitar o processo de avaliação e aumentar o número de projetos avaliados.
Dentro desse contexto, de alto nível técnico profissional,  a Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tendo o Sr. Secretário Ornilo Lundgren sido acompanhado das estagiárias Magnólia Gisele, Jessica Silva e o instrutor Durval Lins, levaram o Programa Empreender Comunidade.  A SDE-PMG convidou o nosso parceiro da UPE o Professor Dr. Genésio Gomes da Cruz Neto, para ser o apresentador à banca examinadora.  

O Programa Empreender Comunidade esta chancelado por parceiros como a Petroquímica- Suape, BNDES, Instituto Tecnológico de Pernambuco(ITEP), ECO-NORDESTE(Ong), CODEMA, UFRPE, UPE e a AESGA/FAGA(AESGA/RECICLA), visto que uma das associações participantes do Programa, a ASNOV(Associação Nova Vida), colocou Garanhuns como a única cidade em todo Agreste Meridional a estar inserida dentro no Mega Programa do Governo do Estado, que é o Programa Recicla Pernambuco.

Ouçam o vídeo e vejam também algumas fotos da nossa apresentação, onde ao termino de forma única fomos questionados sobre nosso Programa, por personalidades como:


  • PRESIDENTE DO COJAC - Conselho de Jovens empresários da Associação Comercial de    Pernambuco - Dr. Messias Neves dos Santos; 
  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PERNAMBUCO-Gerente: Dra.Veronica Ribeiro; 
  • FIDENS – Sr. Luciano Mauro Góes;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA – Diretor de Tecnologia: Dr. Cláudio Nascimento;
  • ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS EMPRESÁRIOS – Diretor Executivo Financeiro: Dr.Leonardo Barbos  F. Silva.
  • C.E.S.A.R  PAR – CEO – Dr. Guilherme Cavalcanti;
  • UNIMIX Tecnologia – Diretor Executivo: Dr. Janduy Coutinho;
  • INSTITUTO AÇÃO EMPRESARIAL PELA CIDADANIA – Superintendente: Dra.Saritta Falcão Brito;
  • REDE CONEXÃO EMPREENDEDORA – Gestor: Dr. Carlos Rocha;
  • CIA DE EVENTOS – Sr. Guilherme Robalinho;
  • ANDRÉ CARVALHO ADVOCACIA & CONSULTORIA – Dr. André Carvalho;
  • ALUÍSIO XAVIER – Dr. Aluísio Xavier Filho. 


 
Secretário de Desenvolvimento Ornilo Lundgren
e o Prof. Dr. Genésio, momentos antes da
apresentação.
Apresentação à banca do Mega Start-up Lab.

Prof. Genésio recebendo comentários após a apresentação.
Secretário e as Sras. Veronica Ribeiro e Saritta Falcão

Secretário Ornilo, Instrutor Durval Lins e
a estagiária Jessica Silva.
Entrega de alguns produtos ao grupo responsável
pelo Mega Sart-up Lab

 

Start-uplab




Artemisia Negócios Sociais

A Artemisia é uma organização pioneira em negócios sociais no Brasil. Tem como objetivo aumentar capital humano qualificado para atuar em negócios de alto impacto social.

Startup Lab

O Startup Lab é um evento pioneiro, idealizado pela Artemisia e Hub São Paulo, que permite a empreendedores de negócios sociais e socioambientais apresentar seus negócios ou ideia a uma banca de especialistas e interessados, com o objetivo de testar seus modelos, obter sugestões de melhoria e fazer contato com atores que possam contribuir para o empreendimento.

GARANHUNS

Garanhuns, dinâmica e presente, assim sendo a Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levam para esta especial edição, do Startup Lab, o Programa Empreender Comunidade, este evento ocorrerá simultaneamente em três locais brasileiros.
A equipe que irá participar em Recife, hoje às 19:00 hs é formada pelos nossos parceiros como se segue:
·         Secretário de Desenvolvimento Econômico:
          – Prof. Espec. Ornilo Lundgren Filho
·         UPE – Professor Dr. Genésio Gomes da Cruz Neto (apresentador no evento);
·         AESGA/FAGA – Alunos estagiários:
         – Magnólia Gisele Oliveira –   5º. Período;
         – Jessica Aparecida Silva – 4º. Período.
·      Escola Técnica Municipal João Florêncio de Melo:
    – Instrutor Durval Lins.
O evento é aberto também para ouvintes que queiram assistir às apresentações e conhecer novos negócios e contato.

Cidades e Regiões participantes:









Cartilha sobre Empreendedorismo



Cartilha elaborada com o objetivo  de  ser distribuída entre o participantes do Programa Empreender Comunidade. Ela estará disponibilizada em PDF, quem se interessar solicite via e-mail: desenvolvimentogaranhuns@hotmail.com. 

A nossa única solicitação é que seja divulgada o nome da Prefeitura Municipal de Garanhuns - Secretária de Desenvolvimento Econômico e o nome da estagiária de Adm/ FAGA -Wivian Islane Calado Pereira(autora).


Ações desenvolvidas, pelo Programa Empreender Comunidade. No youtube


Solicito desculpas pela formatação primária dessa apresentação, mas irei procurar a posteriori melhorar a mesma.


FÁBRICA DE SABÃO LAVANDEIRA NA COMUNIDADE DA VÁRZEA PERTECENTE AO PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE



No momento da inauguração a Caixa Economica Federal, fecha
parceria levando micro-crédito aos participantes da fábrica.

Casa cedida por um dos participantes,onde foi instalada a
Fábrica de Sabão Lavandeira.
  
    
 A maquina de cortar sabão foi totalemnte idealizada pela Escola Técnica Municipal, a mesma foi construída com com material reciclado de uma carroceria de um caminhão tipo baú.

                                       
                                                       Cortadora de sabão, tecnologia
                                         da Escola Técnica Municipal.



Maquina para colocar o nome do sabão.
Fabricada e idealizada na Escola Técnica Municipal

Sabão com a marca SL - Sabão Lavandeira

Baldes para coleta de óleo de cozinha
em parceria com a COMPESA.


Implantação de uma fabrica de sabão caseiro (feitas com óleo usado de cozinha), na comunidade da Várzea, foi uma reividicação da própria comunidade, que visualizou o óleo como matéria-prima principal e que ao mesmo tempo estariam reduzindo a poluição de nossos manaciais de água.

Na comunidade da várzea são 10 famílias beneficiadas, em média 40 pessoas. A renda dessas famílias que ficava em torno de R$: 100,00 (cem reais), oriundas da Bolsa Família. Entre os integrantes produtivos da fabrica de sabão, eles ainda não estão tirando o seu lucro bruto individual porque conforme acordo entre eles, de julho/2009 a dezembro 2009, toda a receita obtida com a venda do sabão será investido na fábrica, só após esse período, ele irão começar a participar dos lucros.

O SABÃO  é vendido na própria comunidade, em supermercados, mercadinhos de bairros e no ponto de venda do Empreender Comunidade (ponto de venda dos produtos criados pelo Projeto), localizado na entrada da cidade. Relato de dois participantes da fábrica:
Sr. JOSÉ MONTEIRO DA SILVA(Presidente da associação que gerencia a equipe) - "Auto estima, desenvolvimento para nós moradores da várzea que antes não tinha. Hoje eu mim sinto outra pessoa feliz com as minhas companheiras de trabalho. Cada vez mais quero desenvolver a fábrica para que ela aumente a produção cresça para que todos da comunidade possa fazer parte desse pequeno grupo."
Sra. ELIETE VIEIRA NUNES -  " Eu só posso dizer que foi uma coisa muito boa que aconteceu no nosso bairro e espero um futuro melhor para a nossa comunidade. A fábrica esta indo muito bem e tenho fé m Deus que vai melhorar muito mais. Devemos esse apoio maravilhoso a Prefeitura de Garanhuns." 

PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS PELO "PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE" NO ANO 2010:








·      Capacitação em costura industrial de 06 (seis) costureiras da Facção de Costureiras Padre Dehon, através do Centro Vocacional Tecnológico da Moda (CVT) de Surubim – PE.;

·      Aquisição e instalação de 06 (seis) máquinas de costura Facção de Costureiras Padre Dehon, objetivando o aumento e a melhoria da qualidade de produção;

·      Aquisição e instalação de 01 (um) conjunto completo de máquinas para confecção de vassouras PET para a Associação Clube da Vivência, visando melhoria das condições de trabalho e dos produtos;

·      Elaboração de Projeto Reciclagem de Pernambuco junto ao Governo do Estado e Petroquímica Suape para instalação de indústria e beneficiamento de materiais recicláveis (plástico e metal/mecânico) na Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Garanhuns – ASNOV;

·      Realização de Curso de Pintura em tecido para os membros da Associação Comunitária Nova Vida no Sítio Cruz;

·      Realização de Curso de Doces artesanais em compotas para os membros da Associação União e Força dos moradores do Sitio Mochila;

·         Realização de coleta regular de óleo de cozinha usado junto a estabelecimentos comerciais da cidade, através de distribuição de bombonas padronizadas, cujo óleo coletado fora doado a fábrica de sabão da Comunidade da Várzea. Neste sentido também fora realizado campanha junto às rádios locais e a COMPESA que distribui folder junto as contas de água; 

·         Confecção através de associação do Programa Empreender Comunidade de 730 (setecentos e trinta) rosas em crochê, para empresa Ferreira Costa & Cia. Ltda.;

·         Criação do Conselho Consultivo do Programa Empreender Comunidade – CCPEC, formado por representantes dos artesãos do programa, e eleição da diretoria escolhidos democraticamente pelo grupo;

·         Participação ativa nas reuniões mensais e extraordinárias do Conselho Consultivo do Programa Empreender Comunidade – CCPEC, inclusive realizando palestras de motivação e empreendedorismo para os membros das associações comunitárias;

·         Adesão de novas associações comunitárias ao Programa Empreender Comunidade e recadastramento das associações já existentes;

·         Recebimento do Prêmio Inteligência Empresarial 2010 em novembro de 2010 para o Programa Empreender Comunidade, concedido pelo Diário de Pernambuco que visa reconhecer entidades (Públicas e Privadas) que promoveram em 2009, ações empreendedoras e inteligentes no fomento ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco.


  ·         Realização de evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, 
       com palestras, sorteio de brindes, distribuição de lembrancinhas e Coffee Break
       para as mulheres das associações do Programa Empreender Comunidade e do
       Governo Municipal;
  

·      Participação através de um grupo de artesões do Programa Empreender Comunidade, que visitaram e conheceram a FENEARTE, a maior feira de artesanato do Nordeste;

·         Divulgação e comercialização dos produtos dos artesões através da Loja de Artesanato do Programa Empreender Comunidade, localizada na entrada leste da cidade, inclusive nos finais de semana e durante realizações dos eventos festivos da cidade. Cujo faturamento do ano alcançou a quantia de R$ 8.424,00 (oito mil quatrocentos e vinte e quatro reais), valor este que fora distribuído proporcionalmente com os artesãos do programa que tiveram suas peças comercializadas;

·         Participação com exposição e comercialização dos produtos dos artesões do Programa Empreender Comunidade através de estandes de venda padronizados nos principais eventos festivos da cidade e região, como:

·         Festa do Caju de Miracica – FECAJU;

·         Festival de Inverno de Garanhuns – FIG;

·         Natal dos Sonhos.

Ações desenvolvidas pelo Programa Empreender Comunidade em 2009


O QUE É O PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE:

O Programa Empreender Comunidade é uma ação do Governo Municipal, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sua filosofia é o fortalecimento das famílias que se encontram socialmente fragilizadas, que busca minimizar as circunstâncias adversas (vulnerabilidade social) que são impostas aos indivíduos, às instituições e à sociedade. O seu objetivo é a construção de um processo que promova o resgate, a condução e a inclusão das comunidades menos favorecidas do município, dentro do contexto Sócio Econômico Produtivo formal e auto-sustentável, através de diversas ações que visam despertar e fomentar o empreendedorismo comunitário através das associações de bairros, legalmente constituídas, promovendo a auto-descoberta de suas potencialidades e talentos individuais e coletivas, que possam ser transformadas em um negócio auto-sustentável, e, a partir dele gerar renda para o sustento dessas famílias.


AÇÕES REALIZADAS EM 2009:


· Criação, desenvolvimento e implantação do PROGRAMA EMPREENDER 
  COMUNIDADE, visando o desenvolvimento da economia popular solidária;

·  Implantação através do Programa Empreender Comunidade do BANCO COMUNITÁRIO
  na Pastoral da Criança do Lar Santa Quitéria, bem como do MICRO-CRÉDITO através do
  Banco do Nordeste do Brasil, beneficiando de 13 (treze) famílias;

·  Projeto e instalação da primeira Fábrica de Sabão Artesanal Ecológico - Sabão
  Lavandeira - na Comunidade da Várzea, nesta cidade;

·  Implantação de Fábrica de BOLOS, DOCES e SALGADOS na comunidade da COHAB II, 
   nesta cidade;

· Implantação da Loja de Artesanato do Programa Empreender Comunidade, no antigo 
  Ponto de Informações Turísticas na entrada Leste da cidade, destinada a exposição e 
  comercialização permanente dos produtos confeccionados pelos artesões do programa, 
  sem nenhum ônus para os mesmos;

· Implantação de pontos de coleta de óleo de cozinha usado, através de parceria com as
  empresas: Compesa, Fábrica de Vinhos Jatobá e Supermercados Bonanza, destinado a 
  Fábrica de Sabão Ecológico Artesanal da comunidade da Várzea nesta cidade;

·  Implantação da Facção de Costureiras da Boa Vista, através de parceria com a
 Associação Comunitária Padre Dehon;

· Início das capacitações para fábrica de bolos, doces e salgados, em parceria com o 
 NIPA / FAGA / AESGA;

·  Início das capacitações para fábrica de vassouras ecológica artesanal, do Clube da
  Vivência no Parque Fênix, nesta cidade, em parceria com o NIPA / FAGA / AESGA;

· Capacitação em gestão administrativa para todos os membros da Fábrica de sabão
  ecológico artesanal, da Comunidade da Várzea, nesta cidade, em parceria com o NIPA /
  FAGA / AESGA;

·  Capacitação no fabrico de sabão artesanal para todos os membros da Fábrica de 
   sabão ecológico artesanal, da Comunidade da Várzea, nesta cidade, realizada pelo Sr. 
   Luiz Felipe da cidade de Maceió-AL., conhecido como o “Rei do Sabão”;

·  Capacitações em gestão administrativa para todos os membros da Indústria do Caju, da
  Comunidade do Distrito de Miracica, neste município, em parceria com o NIPA / FAGA /
  AESGA;

·  Realização do Curso “Aprendendo a Empreender”, em parceria com Instituto de
  Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco – IDESP e a Autarquia de Ensino
  Superior de Garanhuns - AESGA; ·  Apoio através de parcerias com micro e pequenas
  empresas para exposição e comercialização dos seus produtos através da Loja de 
  Artesanato do Programa Empreender Comunidade e dos demais pontos de venda do 
  programa;


· Divulgação e comercialização dos produtos dos artesões através da Loja de
  Artesanato do Programa Empreender Comunidade, localizada na entrada leste da
  cidade, inclusive nos finais de semana e durante realizações dos eventos festivos da
  cidade. Cujo faturamento do ano alcançou a quantia de R$ 7.722,00 (sete mil setecentos
  e vinte e dois reais), valor este que fora distribuído proporcionalmente com os artesãos
  do programa que tiveram suas peças comercializadas;

·  Participação do Programa Empreender Comunidade na 11ª FENOSPE - Feira de
  Negócios e Oportunidade do Sertão de Pernambuco, realizada no município de
  Arcoverde-PE., com exposição e comercialização dos produtos dos artesões do referido
  programa;

·  Participação do Programa Empreender Comunidade na 1ª Conferência de Saúde
  Ambiental, com exposição e comercialização dos produtos dos artesões do referido
  programa;

·  Participação junto as comunidades do Programa Empreender Comunidade no evento
  promovido pela AD DIPER intitulado “Seminário: Empreender para Desenvolver –
  Garanhuns”, realizado no Centro Cultural Alfredo Leite, nesta cidade;

·  Realização de visita ao Banco Cidadão na cidade de Maceió-AL, que se trata de um
   programa que assegura o acesso ao crédito para pequenos empreendimentos das
   comunidades carentes daquela capital, visando implantar instrumento semelhante na
   cidade de Garanhuns;

·  Confecção através de alunos de carrinhos de mão, bem como de máquinas, mobiliário e
  utensílios para implantação das fábricas do Programa Empreender Comunidade e para
  uso das secretarias municipais.