Programa Empreender Comunidade

Blog direcionado a registrar ações e incentivar a filosofia empreendedora,como também publicar artigos de administração,meio ambiente,sustentabilidade,inovações e noticias e artigos diversos.

Programa Empreender Comunidade

Ações do Programa Empreender Comunidade

Programa Empreender Comunidade

Um dos principais ponto turístico de Garanhuns - Relógio de Flores

Programa Empreender Comunidade

Loja de Artesanatos - Local onde são Vendidos os produtos dos nossos artesões

Programa Empreender Comunidade

Curso de Informática

Blogroll

sexta-feira, 27 de abril de 2012

“Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”.


O Programa Empreender Comunidade possui uma multiplicidade de atividades voltadas ao resgate de cidadania e formação de emprego e renda, chegando com suas ações a nos emocionar como criadores e executores desse programa.

Todos nós da equipe, queremos bastante e para isso lutamos muito, realizamos muitas vezes a busca de uma energia visando a cada momento aumentar nossa criatividade e ir ao encontro de alternativas que vissem atender as comunidades menos favorecidas.

Mas cativar requer disposição, precisamos ter atitude, iniciativa, prestar atenção! Precisamos gastar energia (e para isso precisamos tê-las para gastar).

Possuímos vários depoimentos dos participantes do programa, bastante fortes e repletos de uma forte energia positiva, a qual como em forma de loop nos contagia e nos relembra que “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Ouçam esse depoimento da Sra. Lucia, a qual hoje continua com suas vendas, e assim conseguiu resgatar a sua dignidade como cidadã, uma vez que a partir dessa oportunidade se estabeleceu no mercado.






quinta-feira, 26 de abril de 2012

ÓLEO DE COZINHA – Projeto favorece Benefícios Ecológicos e Econômicos à Garanhuns

                                                                       


 O óleo de cozinha usado é o principal agente poluidor do lençol freático. Se jogado no Meio Ambiente, causa danos irreparáveis a natureza. Estima-se que um litro de óleo jogado no meio ambiente, contamina 1 milhão de litros de água. Um volume equivalente a 14 anos de consumo, na vida de uma pessoa. Além disso, também causa prejuízos à população como entupimento de pias e obstrução a tubulações.

Baseada nessas informações, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desenvolveu o Projeto “Óleo pela Natureza”, que tem como meta a coleta regular do óleo de cozinha usado em estabelecimentos comerciais, bem como junto à população. Realizado em duas etapas, a ação já vem sendo executada na Cidade, junto aos Restaurantes, Bares, Hotéis e Hospitais. 

O projeto também vai se estender a população em geral através de Associações, Centros Comunitários, Escolas e Igrejas, de forma geral, totalizando 70 pontos de coleta. Para tanto, foram distribuídas Bombonas, espécie de recipientes reciclados e que comportam até 40 litros do óleo usado, junto aos referidos postos, possibilitando assim a coleta do produto, que acontece a cada 20 dias, neste primeiro momento, por funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, posteriormente, realizados pelas Associações ligadas ao Projeto e vinculados ao Programa Empreender Comunidade.

Além dos benefícios ecológicos, a coleta do óleo de cozinha usado, também traz benefícios econômicos. Em Garanhuns, ele é utilizado como matéria prima na fabricação de sabão artesanal, nas 3 fábricas denominadas de Sabão Du Vale, Lavandeira e Lava Bem, existentes em localidades carentes do Município, que beneficiam 21 famílias com a comercialização do produto. As respectivas famílias são participantes do Programa Empreender Comunidade, outra ação do Governo Municipal, com foco no resgate social e geração de renda à população carente de Garanhuns.

A pretensão do “Óleo pela Natureza” é conscientizar a sociedade, visando à preservação e conservação do meio ambiente, ressaltando a responsabilidade ambiental de cada um nesse contexto. “O reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de novos produtos, se configura em contribuição para o aumento competitivo da valorização do trabalho e da eficiência coletiva, criando um processo auto-sustentável”, registra o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sr. Ornilo Lundgren.


Contatos: Paulo Tenório – Diretor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – (87) 9633- 4433; 
Sra. Shirley - Diretora de Artesanato - (087) 99608855 e  a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – (87) 3762-5026.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROGRAMA PROJETANDO O FUTURO.



O PROGRAMA PROJETANDO O FUTURO é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico como segunda etapa do já consolidado PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE. O programa realizado pela secretaria, através de parcerias  firmadas com instituições financeiras, educacionais e empresas e visa apoiar, fomentar o crescimento e a estruturação administrativa das Micro e Pequenas Empresas, bem como os Micros Empreendedores Individuais sediados no Município de Garanhuns.  

O programa trabalha, concomitantemente, com duas vertentes, a de Apoio Administrativo e a de Apoio Econômico-financeiro.

A linha de Apoio Administrativo trabalha através de parcerias firmadas com as entidades: SEBRAE, SENAC, Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, através do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas - NIPA, Fundação BRADESCO e Banco do Nordeste - BNB e outras Instituições na área, com vistas a prestar serviços de capacitação profissional e assessoria administrativa, com a implantação de ferramentas administrativa adequada o modo de planejar, controlar e organizar negócios, bem como através de um serviço dirigido ao desenvolvimento das estratégias administrativas visando um crescimento das organizações e clientes, minimizando os custos e maximizando a eficiência e a eficácia dos trabalhos, trazendo com isso maiores resultados positivos para os negócios.

A linha de Apoio Econômico-financeiro trabalha na elaboração e acompanhamento de projetos de viabilidade econômica para captação de recursos e crédito de médio e longo prazo, destinados a investimentos empresariais, através de linhas de crédito específicas junto a instituições financeiras como o Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Banco do Brasil S/A – BB e Caixa Econômica Federal - CEF dentre outros.  




                                                       Vídeo institucional criado pela SDE.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Micro Crédito da Caixa Econômica Federal chega ao Programa Empreender Comunidade.



O Programa Empreender Comunidade, em conjunto com a Caixa Econômica Federal leva a todas as associações pertencentes ao programa, o Micro Crédito.

A Caixa Econômica Federal já vem acompanhando o Programa Empreender desde seu inicio, e foi à primeira instituição financeira a nos apoiar quando levou para a primeira micro fábrica de sabão artesanal do programa, – O Sabão LAVANDEIRA no Bairro da Várzea –, a oportunidade de abertura de conta aos novos industriais, e assim dando o seu aval a esse empreendimento social.

Ouça o que diz o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Sr.Melquisedeque Leite:





quinta-feira, 5 de abril de 2012

Plantando o vírus salutar da filosofia EMPREENDEDORA.


                          


       












O principal objetivo do nosso Programa Empreender Comunidade, é disseminar de forma construtiva, o que chamo do vírus de filosofia empreendedora. Parto da visão de que não nos foi proporcionado pelas grades curriculares educacionais, a oportunidade de podermos conhecer e assim decidirmos se queremos ser empregados ou empregadores. 

Vejo ao questionar em sala de aula no modulo de Empreendedorismo, que grande maioria dos meus alunos ficam assustados ao serem questionados se possuem o chamado Plano B se sofrerem uma demissão surpresa.

O incrível é que raramente acontece de um dizer que sim, é extremamente rara obter uma resposta positiva.Com o objetivo de tentar reverter ou, pelo menos, dar a oportunidade de despertar aos alunos para o mundo do empreendedorismo, o Programa Empreender Comunidade em parceria com a Escola Técnica Municipal João Florêncio de Melo – Núcleo de Capacitação Profissional Municipal – vem levando através de palestras e conversas com esses alunos o que é ter a opção de ter seu próprio negocio.

E para nossa alegria vários dos alunos da Escola Técnica, já abriram suas oficinas, e quando necessitam de um apoio para o uso de uma ferramenta que ainda não possuem, os instrutores estão orientados a darem a oportunidade de uso das mesmas, desde que a conclusão de seu trabalho final seja em seu próprio negocio.

Começamos recentemente o curso básico de pedreiro, apenas 10 alunos, o qual veio somar aos outros cursos como: Marceneiro, Serigrafia, Serralheiro, Torneiro e Computação Básica.

Estamos com inscrições abertas, em parceria com o Tribunal Solidário, para os cursos totalmente gratuitos de Eletricista, Encanador e Pedreiro, o qual se iniciará no dia 7 de maio de 2012.

Nessa terça-feira, dia 3 de abril, mantivemos contatos com o nosso parceiro SENAI, e deveremos reiniciar os cursos gratuitos de Costura e Pedreiro. Caso você que esta lendo essas informações conheça algum amigo que deseje se inscrever em quaisquer dos cursos do Tribunal Solidário e do SENAI, encaminhem os mesmos para a Escola Técnica Municipal, que fica situada no antigo deposito da Brahma as margens da BR-423.


Contatos: E-mail: desenvolvimentogaranhuns@hotmail.com
               Fone: (087) 3762 5026