Sexta, 5 de Novembro de 2010
O Programa Empreender Comunidade, da Prefeitura de Garanhuns, será contemplado no próximo dia 26 de novembro, com o Prêmio Inteligência Empresarial. A iniciativa é do Diário de Pernambuco e visa reconhecer entidades (Públicas e Privadas) que promoveram em 2009, ações empreendedoras e inteligentes no fomento ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco.
“É com muita alegria e satisfação que recebemos a notícia de que seremos premiados. É o reconhecimento de um trabalho que consegue mobilizar comunidades em torno da idéia de que é possível descobrir potenciais empreendedores. Isso vem provar a linha correta que estamos seguindo na busca do desenvolvimento econômico e sustentável da nossa cidade”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Ornilo Lundgren.
O Programa Empreender Comunidade é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e objetiva a construção de um processo que promova a inclusão das comunidades, gerando trabalho e renda, visando a inclusão econômica, social e o desenvolvimento local de forma auto-sustentável.
Atualmente, o Programa abrange 10 ações empreendedoras no município de Garanhuns. São elas: a Fábrica de Sabão Artesanal Lavandeira, na comunidade da Várzea; Fabrico de Doces e Geléia de Caju, no Sítio Escovão, valorizando a cultura do caju, tradicional do Distrito de Miracica; Facção de Costura, que reúne mulheres da Associação Padre Dehon, no bairro da Boa Vista, que trabalham em linhas de produção para confecção de tecidos e malhas; Fabrico de vassouras a partir de garrafas pet junto a Associação Clube da Vivência, no Parque Fênix; Orquidário com a Associação do Sítio Muchila, também no Distrito de Miracica; Produção de Artesanato em Geral com a Associação Santa Quitéria/ Pastoral da Criança, na Cohab 1; Pintura em Tecido junto a Associação dos Moradores do Sítio Cruz; Fábrica de Sabão Caseiro Quero Mais, com a Associação das Mulheres Unidas de Garanhuns, no Manoel Chéu; Produção de artesanato com crochê e fitas pela Associação das Mulheres da Vila do Quartel e a Produção de Licores no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro do Magano com beneficiados de Programas Sociais do Governo Federal e Estadual.
A comercialização do que é produzido é feita nas comunidades e em pontos de apoio do Programa, localizado no Pórtico de Entrada da cidade, nos Chalé instalados no Parque Euclides Dourado aos finais de semana e na Casa do Artesão de Garanhuns.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren, a proposta é fomentar o apoio ao desenvolvimento sustentável local, uma parceria entre sociedade civil e poder público. Para tanto, a Prefeitura também tem firmado parcerias com empresas privadas do Município visando o fortalecimento do Programa Empreender Comunidade. “Os projetos também são desenvolvidos com o apoio das demais Secretarias Municipais e a Aesga, que levam dinamismo econômico e melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o Secretário Municipal.
A premiação será feita no Complexo Industrial Portuário de Suape, durante a quarta edição Seminário de Inteligência Empresarial, também promovido pelo Diário de Pernambuco com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD Diper, FAEPE, FECOMERCIO E FIEPE. Além do Programa Empreender Comunidade, também serão premiados na edição 2010 o Projeto Tareco e Mariola, da empresa Baterias Moura e o Banco de Alimentos do Sesc Pernambuco.
NOVOS PROJETOS – O Programa Empreender Comunidade atualmente está trabalhando num projeto que pretende viabilizar a instalação de uma Indústria de Reciclagem de Garrafas PET em Garanhuns, para subsidiar os trabalhos da Companhia Petroquímica de Pernambuco (PetroquímicaSuape).
A Associação de Produtos Reciclados do bairro Dom Hélder Câmara, a ASNOV, será a beneficiada. Segundo o secretário Ornilo Lundgren, a comunidade e os parceiros do Programa estão aguardando a aprovação do projeto por parte da Empresa. O Projeto tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Diocese de Garanhuns e da ONG EcoNordeste.
A Facção de Costura atende fabricos nas cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Lajedo
Vassouras produzidas a partir de garrafas pet junto a Associação Clube da Vivência
Ponto de vendas do Programa Empreender Comunidade, localizado na Entrada da Cidade
Produção da Fábrica de Sabão Caseiro Lavandeira, no bairro Várzea
Doces produzidos no Distrito de Miracica
0 comentários:
Postar um comentário