Programa Empreender Comunidade

Blog direcionado a registrar ações e incentivar a filosofia empreendedora,como também publicar artigos de administração,meio ambiente,sustentabilidade,inovações e noticias e artigos diversos.

Programa Empreender Comunidade

Ações do Programa Empreender Comunidade

Programa Empreender Comunidade

Um dos principais ponto turístico de Garanhuns - Relógio de Flores

Programa Empreender Comunidade

Loja de Artesanatos - Local onde são Vendidos os produtos dos nossos artesões

Programa Empreender Comunidade

Curso de Informática

Blogroll

terça-feira, 31 de julho de 2012

XIII FENEARTE + XXII FESTIVAL DE INVERNO = R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais)

R$ 36.000,00 (trinta e sei reais), com um faturamento aproximado a esse valor foi obtido nos eventos XIII FENEARTE e no XXII FESTIVAL DE INVERNO as comunidades participantes do PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE  surpreendem as expectativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns e assim consolida como um programa de sucesso, onde com seu objetivo focado em empreendedorismo social e economia social consegue levar as comunidades menos favorecidas, a oportunidade de mostrar que com credibilidade nas pessoas elas podem despertar a sua força e vontade de vencer e contribuir positivamente no bem-estar de suas famílias e no crescimento de uma solida base econômica.

Alguns dos produtos produzidos pelas comunidades e negociados: Vassoura com fios de garrafa PET; Sabão Ecológico, Sabonete artesanal; Óleo de coco; Cocadas; Biscoito; Cachaça; Licor; Doces em calda; Orquídeas; Artesanato diverso;Tapiocas; Pipocas; Bolos; Tortas; Chocolate quente; Pães de queijo, Livro SEVERINA a CATADORA(ASNOV) etc...


XIII FENEARTE :

Fotos capturadas por celular
Fotos capturadas por celular
Fotos capturadas por celular
PONTO DE VENDA NA ENTRADA DA CIDADE(PÓRTICO):


Ponto de venda na entrada da cidade.

Turistas em compras durante o FIG 2012.
Turistas em compras durante o FIG 2012 



Turistas em compras durante o FIG 2012



PONTO DE VENDA NA PRAÇA DO RELÓGIO:



                           



    












CHALÉ DO PARQUE EUCLIDES DOURADO(PARQUE DOS EUCALIPTOS):











domingo, 29 de julho de 2012

Curso: Novas tecnologias de informação e comunicação e a inclusão digital.




A Tec Jr., empresa júnior formada e gerida por alunos de graduação do curso Licenciatura em Computação do Campus Garanhuns, promove um projeto social que consiste em realizar um curso com tema - Novas tecnologias de informação e comunicação e a inclusão digital. Com o objetivo de proporcionar aos participantes meios de acesso as tecnologias de informação através do uso de computadores e internet. Tendo em vista que atualmente o letramento digital possui significativa relevância, pois conduz o individuo a inclusão digital trazendo benefícios para sua vida pessoal e profissional. 



A abertura oficial deste curso será no próximo dia 09 de Agosto às 13:30h no Telecentro  que fica na Av. Julia Brasileiro, N 820, Bairro Boa Vista (ponto de referência Rua do "Posto Ipiranga", descendo a escola João da Mata) em Garanhuns. Este projeto conta com o apoio da UPE, Prefeitura de Garanhuns, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns e do Programa Empreender Comunidade no desenvolvimento de suas atividades. As inscrições serão gratuitas e será no local, tendo início nesta sexta-feira (27/07/2012). 
Vagas limitadas. 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Paulo Ricardo,voluntário, com visão de compartilhamento e empreendedorismo


Despertar o lado criativo dos alunos, fazendo com eles possam melhorar a sua percepção e forma de raciocinar.

O jovem Paulo Ricardo,simples e de uma humildade unica, mas com um olhar de inteligência e maturidade profissional que poucos jovens possuem, é  aluno da FACETEG - UPE (Garanhuns), cursando Licenciatura em Computação, de forma totalmente voluntária e possuidor de um espírito humanitário, levou proposta ao Programa Empreender Comunidade (SDE/PMG), cuja mesma é a realização de um curso com objetivo de despertar  e melhorar o lado criativo de alunos trabalhando com o lado direito do cérebro, partindo de algumas técnicas desenvolvidas pela Dra. Betty Edwards, professora de desenho da California State University, que faz com que os alunos possam trabalhar o lado direito do cérebro, despertando a emoção, intuição e criatividade.

A SDE de imediato acatou a proposta, e no dia 01 de agosto de 2012 inicia o curso com duas aula por dia(a tarde) , uma vez por semana, com duração de uma hora e meia por aula, para duas turmas de 04 alunos de comunidades pertencentes ao Programa Empreender Comunidade.

Esse é o objetivo e foco do nosso Programa Empreender Comunidade, assim sendo solicito aqueles que possuem o espirito de associativismo, cooperativismo, humanitário e visão de empreendedorismo que compartilhe e divulguem em suas redes sociais, esse trabalho que é também incluso na filosofia da economia criativa.

Vejam algumas peças desenvolvidas pelo Paulo Ricardo (pauloricardo.pr00@gmail.com):







sexta-feira, 20 de julho de 2012

MUSICA DIGITAL versus PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE

Instrutor Mestre Clécio Rimas

Desenvolvimento é uma palavra extremamente complexa, mas esse entendimento é por sua complexidade motivo de uma constante busca de a cada momento tentar compreende-la , assim sendo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Garanhuns atua em todas as áreas que contemplem esse incessante buscar do mesmo.

A oportunidade trazida pelo Governo do Estado através da FUNDARPE, durante o XXII FIG possibilitou que a conjunção de ações oriundas, como o Projeto de internet Garanhuns Digital do Governo Federal (Ministério da Comunicação) e o Tele Centro Comunitário implantado pela Prefeitura Municipal de Garanhuns via seu Programa Empreender Comunidade(SDE) a realização da oficina na comunidade do Bairro da Boa Vista.

OFICINA:

Produção Musical Digital - Fazendo os Primeiros Beats

A oficina tem como objetivo possibilitar aos participantes a experimentação e a criação de músicas da "estaca zero", como também, o uso de pedaços (samples) de outras obras fonográficas, gerando produtos inusitados, timbres diferentes e batidas complexas.

O ministrante é Clécio Rimas.

Começou no de 16 indo até o dia 20, dia esse onde os participantes apresentarão para o publico em geral na AESGA as 3 horas um projeto de musica com o conhecimento que adquiriram durante o oficina.

Os softwares estudados foram o Fruity Loops e Sound Forge.

Obrigado a FUNDARPE e ao instrutor mestre Clécio Rimas.


Registro de imagens cedidas pelo Instrutor Mestre Clécio Rimas:
























                               





terça-feira, 17 de julho de 2012

Laboratório Criativo: SUSTENTHABILITE-SE versus PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE.

Carteiras femininas, criadas de
 banner's usados.

Cartucheiras criadas de banner's usados.










Costureiras da comunidade da Boa Vista.
Designer Simone Andrade
(a segunda da esquerda em pé de calça jeans azul)



Espaço de cooperação criativa para experimentações lúdicas com costureiras e profissionais de moda da cidade de Garanhuns utilizando as lonas descartadas dos festivais Pernambuco Nação Cultural para criação de novos produtos, que fazem parte do universo cultural da cidade como: sombrinhas, capas, calçados (botas), bolsas e carteiras, sendo a instrutora a internacional designer Simone Andrade. Com objetivo de gerar renda e qualidade de vida para população da cidade, incentivar o processo de trabalho integrado e agregar valor em uma inovação sustentável e empreendedora.

Com esse objetivo, a Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE) – Garanhuns, através do Programa Empreender Comunidade leva as Associações localizadas nos bairros da Liberdade e Boa Vista, a oportunidade concreta de resgate de cidadania e auto-estima, quando proporciona a integração da cultura, oriunda da parceria com a FUNDARPE, através da Sra. Raniele Duarte (Assistente da Assessoria de Design e Moda Secretaria de Cultura Governo de Pernambuco), onde no maior festival cultural das Américas(XXII Festival de Inverno de Garanhuns) chega uma oficina desse porte e com uma profissional de nível internacional como a designer Simone Andrade.

domingo, 15 de julho de 2012

O livro SEVERINA CATADORA - A vitória de um reconhecimento.


Foto: FUNDARPE
Tendo como principal objetivo o resgate de cidadania e autoestima e geração de renda, o Programa Empreender Comunidade com o apoio da FUNDARPE durante o XXII Festival de Inverno de Garanhuns, consegue trazer uma oficina cultural a qual realizou com sucesso a concretização do real resgate de cidadania e autoestima, pois construíram com as senhoras CATADORAS DE LIXO, associadas a ASNOV(Associação Nova Vida) a qual faz parte do Programa, o livro SEVERINA CATADORA, lançado em noite de autógrafos na tenda cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de PE.

Texto copilado do site: 

“Trata-se de uma proposta de editoração na qual se juntam editores e os catadores de papelão. A Lúcia faz o papel de editora, selecionando escritores, diagramando o miolo, buscando novos colaboradores. Mas, o que deve ser dito, é que hoje são os escritores que vão atrás dela. Figuras do calibre de Marcelino Freire, Glauco Mattoso, Xico Sá, Manuel de Barros, já publicaram pela Dulcinéia. A ideia é que os catadores criem capas customizadas e parte da renda é revertida para os próprios catadores”, explicou o coordenador de Literatura da Fundarpe, Wellington de Melo.
O livro lançado durante o FIG reúne textos de Miró, Mariane Bigio e Valmir Jordão, que segundo Wellington propuseram uma oficina da Dulcinéia Cartonera entre os catadores de Garanhuns. “Eles perguntaram: por que não trazer uma célula do Dulcinéia para cá? Trata-se de ação conectada com conceito de economia criativa. A ideia é que outros livros (neste sábado será lançado o título Severina Catadora: Antologia da Geração Carbureto, fruto de oficina de Lúcia Rosa com catadores e poetas de Garanhuns) continuem sendo publicados na cidade, especialmente a partir da mobilização do coletivo u-Carbureto”.

Foto: FUNDARPE

Visualizem fotos sobre essa vitória: 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PARCERIA com A FOREVER/GARANHUNS-PE


Queremos parabenizar e agradecer a nossos parceiros que apoiam o Programa Empreender Comunidade.

A FOREVER  de Garanhuns, coordenada pelo casal José Maria e Joselma,acabam de proporcionar a pintura completa do nosso ponto de venda de produtos produzidos pelo Empreender Comunidade, situado logo na entrada da cidade, é assim que se constroem parcerias, empresas sérias que possuem visão holística e assim conseguem perceber que nem tudo pode estar concentrado nos poderes públicos, mas que cada um pode contribuir pelo TODO.

Além de ser a primeira empresa a atuar com logística reversa, encaminhando seus recipientes usados para o projeto RECICLA-PE via ASNOV.


Loja do Programa Empreender Comunidade, situada na entrada
da cidade de Garanhuns-PE


SHORINKA - Mini Ikebana versus Programa Empreender Comunidade.




















Arranjos florais em estilo livre.
Pequenos vasos para ofertar como lembrança a alguém querido. Feitos com pequenas flores e ornamentos leves tornam-se uma ótima maneira de presentear a alguém que queremos bem.


A SENSIBILIDADE ORIENTAL, EM CONJUNÇÃO COM A TOTAL PLURALIDADE DAS SENSAÇÕES PROVOCADAS PELO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS.

Tal sintonia fez com que o Programa Empreender Comunidade, fosse em busca dessa realidade.

Tais peças de alta sensibilidade se encontrarão a venda na entrada da cidade de Garanhuns, no loja do Programa Empreender Comunidade.

Você que vem a nossa cidade, não deixe de ver o que é integração "O Oriente e o Ocidente unidos em Garanhuns a cidades das Flores" 


P O E S I A
A beleza da flor
Quando a fixo compenetrado
Volto a sentir
Quão profundas são
As bênçãos de Deus
Conheci a alegria do mundo
Ao adornar minha sala
Com a camélia que floresceu
No jardim
Aqueles que têm
O desejo ardente de se igualar
À beleza das flores
Possuem corações
Que à elas se assemelham
Autor e filosofo japonês: Mokiti Okada

Facilitadores: José e Betiene Guimarães.

terça-feira, 10 de julho de 2012

XIII FENEARTE - Feira Nacional de Negócios do Artesanato de Pernambuco - Artesões de Garanhuns

O nosso amigo e parceiro David Melo, sempre presente nos eventos que enaltecem a nossa cidade de Garanhuns, esteve em Olinda-PE, na XIII FENEARTE e não poderia deixar de registrar de forma unica a participação do Programa Empreender Comunidade nesse evento internacional.

O Programa Empreender Comunidade, levou para exposição produtos produzidos por 18 Associações Comunitárias, onde se destacam os seguintes produtos:
  • Vassouras artesanais;
  • Cocadas artesanais;
  • Licor artesanais;
  • Óleo de coco Extra Virgem - artesanal
  • Flores naturais;
  • Orquídeas;
  • Doces artesanais;
  • Sabão artesanal;
  • Castanha de caju em embalagem artesanal;
  • Substrato para orquídeas;
Em peças artesanais estão sendo expostas peças diversas como:
  • Peças em tricô;
  • Peças em crochê;
  • Peças em tear;
  • Arte com reciclagem;
  • Peças em pano para copa/cozinha;
  • Trabalhos em FUXICO;
  • Trabalhos em biscuit;
  • Fotos cedidas pelo jornaldac:






sábado, 7 de julho de 2012

GARANHUNS NA XIII FENEART - PROGRAMA EMPREENDER COMUNIDADE

O Centro de Convenções (Olinda) irá receber, entre os dias 6 e 15 de julho, mais de cinco mil artesãos na XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenarte). O evento, que já se tornou um dos maiores do tipo no Brasil, terá peças de todos os estados brasileiros e de mais 40 países de todo o mundo, além do trabalho dos principais artistas pernambucanos.

Com expectativa de movimentar R$ 36 milhões em negócios e atrair um público de 295 mil pessoas, a 13ª da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) vai ocupar 29 mil metros quadrados do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, entre os dias 6 e 15 de julho. Dividida em mais de 800 espaços, a feira este ano reverencia o centenário de Luiz Gonzaga e vai contar com trabalhos de artesãos de todo o Brasil e de mais 40 países. Áustria, Camboja, Catar, Congo, Líbia e Turcomenistão vêm pela primeira vez.

Em um evento desse nível Garanhuns jamais poderia deixar de estar presente, e o Programa Empreender Comunidade também esta representando com orgulho a nossa cidade levando  todos os produtos artesanais produzidos pelas 18 associações comunitárias.

Todas as associações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da sua Diretora de Produção Artesanal Sra. Maria Shirley Costa e suas estagiárias da Faculdade de Administração de Garanhuns (Alba, Magnólia e Fernanda).


Parte da equipe coordenada pela Sra. Shirley.
Fotos: Magnólia Gisele enviadas por celular.

Momentos antes da abertura oficial.
Fotos: Magnólia Gisele enviadas por celular.

Algumas de nossas orquídeas e outras flores.
Fotos: Magnólia Gisele enviadas por celular.

Visando dar uma panorâmica do tamanho do evento, faça uma viagem virtual ao grandioso complexo que carinhosamente recepciona esse valorosos artesãos.

                                                              Download do site da FENEART 2012.